

Guia do prescritor
Sobredosagem
Devido à absorção limitada, prevê-se um efeito máximo sem aumento adicional da exposição plasmática média em doses supraterapêuticas de 50 mg e superiores de Xarelto® em adultos.
Apesar, de não existirem dados disponíveis em doses supraterapêuticas em crianças, verificou-se uma diminuição da biodisponibilidade relativa para doses mais altas (em mg/kg de peso corporal) nesta população, sugerindo limitações na absorção para doses mais altas mesmo quando são tomadas juntamente com alimentos.
Está disponível um agente de reversão específico (andexanet alfa) que antagoniza o efeito farmacodinâmico do rivaroxabano (ver o Resumo das Características do Medicamento de andexanet alfa), contudo o mesmo não está estabelecido em crianças.
Em caso de sobredosagem poderá ser considerada a utilização de carvão ativado para reduzir a absorção.
Se ocorrer uma complicação hemorrágica num doente tratado com Xarelto®, a administração seguinte de Xarelto® deve ser adiada ou o tratamento interrompido, conforme apropriado.
O tratamento individualizado da hemorragia pode incluir:
- Tratamento sintomático como, por exemplo, compressão mecânica, intervenção cirúrgica, reposição hídrica.
- Apoio hemodinâmico; transfusão de produtos ou componentes derivados do sangue.
- Se a hemorragia não puder ser controlada com as medidas anteriores, deve considerar-se a administração de um agente de reversão do inibidor do factor Xa específico (andexanet alfa), que antagoniza o efeito farmacodinâmico do rivaroxabano ou de um agente de reversão procoagulante específico, como por exemplo, concentrado de complexo de protrombina (CCP), concentrado de complexo de protrombina ativado (CCPA) ou fator VIIa recombinante (FVIIa-r). Contudo, existe atualmente uma experiência clínica muito limitada com a utilização destes medicamentos em adultos e em crianças tratados com Xarelto®.
Devido à elevada ligação às proteínas, não é esperado que Xarelto® seja dialisável.
Versão 9, Janeiro 2022
MA-XAR-PT-0046-1 02/2022