

Guia do prescritor
Recomendações posológicas
Posologia na prevenção de acontecimentos aterotrombóticos em doentes adultos após uma síndrome coronária aguda (SCA) com biomarcadores cardíacos elevados
Adicionalmente a Xarelto® 2,5 mg os doentes também devem tomar uma dose diária de 75-100 mg de ácido acetilsalicílico (AAS) ou uma dose diária de 75-100 mg de AAS em adição quer a uma dose diária de 75 mg de clopidogrel quer a uma dose diária padrão de ticlopidina.
A dose recomendada de Xarelto® é de 2,5 mg duas vezes ao dia, iniciado logo que possível após a estabilização do acontecimento da SCA mas nas primeiras 24 horas após a admissão hospitalar e no momento em que a terapêutica anticoagulante parentérica será normalmente interrompida.
Doentes com compromisso renal
Não é necessário ajuste posológico em doentes com compromisso renal moderado (taxa de depuração da creatinina 30‑49 ml/min). Xarelto® deve ser usado com precaução em doentes com compromisso renal grave (taxa de depuração da creatinina 15‑29 ml/min) e não é recomendado em doentes com uma taxa de depuração da creatinina < 15 ml/min.
Xarelto® deve usar-se com precaução em doentes com compromisso renal moderado (taxa de depuração da creatinina 30-49 ml/min) concomitantemente tratados com outros medicamentos que aumentem as concentrações plasmáticas de Xarelto®.
Duração do tratamento
O tratamento deve ser regularmente avaliado em cada doente, pesando o risco para acontecimentos isquémicos face aos riscos de hemorragia. A extensão do tratamento para além dos 12 meses deve ser feita individualmente em cada doente, uma vez que a experiência até aos 24 meses é limitada.
Coadministração com terapêutica antiplaquetária
Em doentes com um acontecimento trombótico agudo ou procedimento vascular e, com necessidade de terapêutica antiplaquetária dupla, a continuação de Xarelto 2,5 mg duas vezes por dia deverá ser avaliada em função do tipo de acontecimento ou de procedimento e do regime antiplaquetário.
Outras advertências e precauções em doentes com SCA
Em doentes com SCA recente, a eficácia e a segurança de Xarelto® 2,5 mg duas vezes por dia foram investigadas em combinação com as substâncias antiplaquetárias AAS isoladamente ou AAS mais clopidogrel/ticlopidina.
O tratamento em associação com outras substâncias antiplaquetárias, p. ex., prasugrel ou ticagrelor, não foi estudado e não é recomendado.
Xarelto®, coadministrado com AAS isoladamente ou com AAS mais clopidogrel ou ticlopidina deve ser utilizado com precaução em doentes com SCA e:
- ≥ 75 anos de idade. A relação benefício-risco do tratamento deverá ser avaliada individualmente de forma regular
- peso corporal mais baixo (< 60 kg).
O tratamento concomitante da SCA com terapêutica antiplaquetária em doentes com acidente vascular cerebral ou acidente isquémico transitório (AIT) anterior é contraindicado.
Dose esquecida
No caso de esquecimento de uma dose, o doente deve continuar com a dose normal de Xarelto® de 2,5 mg, conforme recomendado no momento da toma seguinte. Não deve ser tomada uma dose a dobrar para compensar uma dose esquecida.
Versão 9, Janeiro 2022
MA-XAR-PT-0046-1 02/2022