Xarelto logo

Guia do prescritor

Xarelto logo
Alt tag
Alt tag

Guia do prescritor

Recomendações posológicas
Posologia na prevenção do acidente vascular cerebral e embolismo sistémico em doentes adultos com fibrilhação auricular não-valvular

 

A dose recomendada é de 20 mg, uma vez por dia.

 

Recomendações posológicas

 

 

Doentes com compromisso renal:

 

Em doentes com compromisso renal moderado (taxa de depuração da creatinina de 30-49 ml/min) ou grave (15-29 ml/min) a dose recomendada é 15 mg, uma vez por dia. Xarelto® deve usar-se com precaução em doentes com compromisso renal grave (taxa de depuração da creatina de 15-29 ml/min) e não é recomendada a utilização em doentes com uma taxa de depuração da creatinina < 15 ml/min.

 

Xarelto® deve usar-se com precaução em doentes com compromisso renal concomitantemente tratados com outros medicamentos que aumentem as concentrações plasmáticas de rivaroxabano.

 

Duração da terapêutica:

 

O medicamento deve continuar a ser administrado durante um período prolongado, desde que o benefício da terapêutica da prevenção do acidente vascular cerebral supere o potencial risco de hemorragia.

 

Dose esquecida:

 

No caso de esquecimento de uma dose, o doente deve tomar imediatamente o medicamento e continuar no dia seguinte com a toma única diária, conforme recomendado. Não deve ser tomada uma dose a dobrar no mesmo dia para compensar uma dose esquecida.

 

Doentes com fibrilhação auricular não-valvular submetidos a ICP (intervenção coronária percutânea) com colocação de stent

 

Existe uma experiência limitada da dose reduzida de Xarelto® 15 mg uma vez por dia (ou Xarelto® 10 mg uma vez por dia em doentes com compromisso renal moderado [taxa de depuração da creatinina 30-49 ml/min]) em adição a um inibidor P2Y12 por um período máximo de 12 meses em doentes com fibrilhação auricular não-valvular que requerem anticoagulação oral e que são submetidos a ICP com colocação de stent.

 

Doentes submetidos a cardioversão

 

Xarelto® pode ser iniciado ou continuado em doentes que possam necessitar de cardioversão.

 

Na cardioversão orientada por ecocardiograma transesofágico (ETE), em doentes não tratados anteriormente com anticoagulantes, o tratamento com Xarelto® deve ser iniciado pelo menos 4 horas antes da cardioversão para assegurar uma anticoagulação adequada. Antes da cardioversão deve obter-se para todos os doentes a confirmação de que os doentes tomaram Xarelto® tal como prescrito. As decisões sobre o início e duração do tratamento devem ter em consideração as normas de recomendação estabelecidas para o tratamento anticoagulante em doentes submetidos a cardioversão.

Versão 9, Janeiro 2022
MA-XAR-PT-0046-1 02/2022