

Guia do prescritor
Orientações relativas à passagem da ou para a terapêutica com Xarelto®
Passagem de Xarelto® para AVK

É importante assegurar uma anticoagulação adequada minimizando ao mesmo tempo o risco de hemorragia durante a transição de terapêutica.
Adultos e crianças
Durante a passagem para um AVK, Xarelto® e o AVK devem ser administrados simultaneamente até o INR ser ≥ 2,0. Durante os dois primeiros dias do período de passagem, deve utilizar-se a dose inicial padrão do AVK, seguida de uma dose do AVK baseada nas determinações do INR.
A determinação do INR não é uma medida adequada para determinar a atividade anticoagulante de Xarelto®. Enquanto os doentes estiverem a tomar simultaneamente Xarelto® e o AVK, o INR não deve ser determinado antes das 24 horas após a dose precedente de Xarelto® e antes da dose seguinte. Assim que Xarelto® for interrompido, a determinação do INR pode ser efetuada com fiabilidade pelo menos 24 horas após a última dose.
Crianças
As crianças que passam de Xarelto® para AVK têm de continuar com Xarelto® durante 48 horas após a primeira dose de AVK. Após 2 dias de coadministração, deve efetuar-se a determinação do INR antes da dose seguinte de Xarelto® programada. Aconselha-se que se continue com a coadministração de Xarelto® e AVK até o INR ser ≥ 2,0.
Versão 9, Janeiro 2022
MA-XAR-PT-0046-1 02/2022