Xarelto logo

Guia do prescritor

Xarelto logo
Alt tag
Alt tag

Guia do prescritor

Indicações terapêuticas

 

INDICAÇÕES TERAPÊUTICAS DA DOSAGEM 10 mg

 

Prevenção do tromboembolismo venoso (TEV) em doentes adultos submetidos a artroplastia eletiva da anca ou joelho.

 

Tratamento da trombose venosa profunda (TVP) e embolismo pulmonar (EP) e prevenção da TVP recorrente e EP em adultos.

 

 

INDICAÇÕES TERAPÊUTICAS DAS DOSAGENS DE 15 E 20 mg:

 

Adultos

 

Prevenção do acidente vascular cerebral e do embolismo sistémico em doentes adultos com fibrilhação auricular não-valvular com um ou mais fatores de risco, tais como insuficiência cardíaca congestiva, hipertensão, idade ≥ 75 anos, diabetes mellitus, antecedentes de acidente vascular cerebral ou acidente isquémico transitório.

 

Tratamento da trombose venosa profunda (TVP) e embolismo pulmonar (EP) e prevenção da TVP recorrente e EP em adultos.

 

População pediátrica

 

Tratamento do tromboembolismo venoso (TEV) e prevenção da recorrência de TEV 
- em crianças e adolescentes com idade inferior a 18 anos e com um peso entre 30 kg e 50 kg após, pelo menos, 5 dias de tratamento anticoagulante parentérico inicial (Xarelto 15 mg).
- em crianças e adolescentes com idade inferior a 18 anos e com um peso superior a 50 kg após, pelo menos, 5 dias de tratamento anticoagulante parentérico inicial (Xarelto 20 mg).

 

 

INDICAÇÕES TERAPÊUTICAS DA DOSAGEM DE 2,5 mg:

 

Coadministrado com ácido acetilsalicílico (AAS), é indicado para a prevenção de acontecimentos aterotrombóticos em doentes adultos com doença arterial coronária (DAC) ou doença arterial periférica (DAP) sintomática com alto risco de acontecimentos isquémicos.

 

Coadministrado com ácido acetilsalicílico (AAS) isoladamente ou com AAS mais clopidogrel ou ticlopidina, é indicado para a prevenção de acontecimentos aterotrombóticos em doentes adultos após uma síndrome coronária aguda (SCA) com biomarcadores cardíacos elevados.

 

 

INDICAÇÕES TERAPÊUTICAS DA DOSAGEM DE 1mg/ml:

 

Tratamento do tromboembolismo venoso (TEV) e prevenção da recorrência de TEV em recém-nascidos de termo, bebés e crianças pequenas, crianças e adolescentes com idade inferior a 18 anos após, pelo menos, 5 dias de tratamento anticoagulante parentérico inicial. 

 

 

ESTE GUIA É ACOMPANHADO POR UM CARTÃO DE ALERTA DESTINADO AO DOENTE

 

  • O médico deve explicar as implicações do tratamento anticoagulante a cada doente, ao qual é prescrito este medicamento. Deve ser discutido com o doente ou com família/cuidadores, a importância da adesão à terapêutica, os sinais ou sintomas de hemorragia e quando deve procurar ajuda médica.
  • O doente deve ser instruído para tomar o medicamento com alimentos  (dosagens de 15 e 20 mg) ou com ou sem alimentos (apresentação de 2,5 mg e 10 mg), ou durante a amamentação ou com alimentos (dosagem de 1mg/ml).
  • A família/cuidadores devem ter presente que a suspensão oral (1 mg/ml) deve ser tomada durante a amamentação ou com alimentos.
  • O cartão de alerta do doente informará os médicos, incluindo os dentistas sobre o tratamento anticoagulante do doente e incluirá a informação sobre os contactos em caso de emergência.
  • O doente deve ser instruído a ter sempre consigo o cartão de alerta do doente e a apresentá-lo em qualquer serviço de saúde ou consulta médica. O cartão de alerta será também disponibilizado em cada embalagem do medicamento.
  • Na apresentação de 1mg/ml para utilizar em crianças, está disponível no cartão de alerta do doente um código QR que direciona para um vídeo educacional sobre como preparar e tomar ou administrar a suspensão oral.

Versão 9, Janeiro 2022
MA-XAR-PT-0046-1 02/2022