Xarelto logo

Guia do prescritor

Xarelto logo
Alt tag
Alt tag

Guia do prescritor

Punção ou anestesia espinal/epidural

 

Quando é empregue anestesia neuraxial (anestesia epidural/espinal) ou punção epidural/espinal, os doentes tratados com agentes antitrombóticos para a prevenção de complicações tromboembólicas apresentam risco de desenvolverem um hematoma espinal ou epidural, o que pode resultar em paralisia prolongada ou permanente. O risco destes acontecimentos poderá ser aumentado pela utilização pós-operatória de cateteres epidurais internos ou pela utilização concomitante de medicamentos que afetam a hemostase. O risco pode também ser aumentado pela punção espinal ou epidural repetida ou traumática. Os doentes devem ser frequentemente monitorizados relativamente a sinais e sintomas de alteração neurológica (ex.: dormência ou fraqueza das pernas, disfunção da bexiga ou intestino). Se for observada alteração neurológica, são necessários o diagnóstico e o tratamento urgentes. Antes da intervenção neuraxial, o médico deve considerar o potencial benefício versus o risco em doentes tratados com anticoagulantes ou em doentes que irão ser tratados com anticoagulantes para a tromboprofilaxia.

 

Recomendações para as indicações específicas:

 

Prevenção do acidente vascular cerebral e do embolismo sistémico em doentes adultos com fibrilhação auricular não-valvular

 

Tratamento da trombose venosa profunda (TVP) e embolismo pulmonar (EP) e prevenção da TVP recorrente e EP em adultos

 

Tratamento do TEV e prevenção da recorrência de TEV em crianças

 

Nestas situações, não existe experiência clínica com a utilização de 15 mg e 20 mg de Xarelto® comprimidos em adultos nem com a utilização de Xarelto® em crianças. 
Para reduzir o risco potencial de hemorragia associado com a utilização concomitante deste medicamento e anestesia neuraxial (epidural/espinal) ou punção epidural, considerar o perfil farmacocinético do medicamento. A colocação ou remoção de um catéter epidural ou punção lombar é melhor realizada quando se estima que o efeito anticoagulante do rivaroxabano é baixo. Contudo, o momento exato para atingir um efeito anticoagulante suficientemente baixo em cada doente, não é conhecido e deve ser ponderado em relação à urgência de um procedimento de diagnóstico. 

 

Para a remoção do cateter epidural e tendo por base as características farmacocinéticas gerais devem ter decorrido pelo menos 2x a semivida, isto é, pelo menos 18 horas em doentes adultos jovens e 26 horas em doentes idosos, após a última administração do medicamento (ver secção 5.2 do Resumo das Características do Medicamento). A seguir à remoção do cateter, devem decorrer pelo menos 6 horas antes de ser administrada a dose seguinte deste medicamento. Se ocorrer punção traumática, a administração do medicamento deve ser adiada por 24 horas.

 

Não existem dados disponíveis sobre a altura em que se deve colocar ou remover o cateter neuroaxial em crianças enquanto estas estiverem a receber este medicamento. Nestes casos, deve-se descontinuar o medicamento e considerar um anticoagulante parentérico de curta duração de ação.
 

 

Prevenção do tromboembolismo venoso (TEV) em doentes adultos submetidos a artroplastia eletiva da anca ou joelho

 

Para reduzir o risco potencial de hemorragia associado com a utilização concomitante de Xarelto® e anestesia neuraxial (epidural/espinal) ou punção epidural, considerar o perfil farmacocinético do medicamento. A colocação ou remoção de um cateter epidural ou punção lombar é melhor realizada quando se estima que o efeito anticoagulante do medicamento é baixo.
Antes da remoção de um cateter epidural, devem ter decorrido pelo menos 18 horas após a última administração deste medicamento. A seguir à remoção do cateter, devem decorrer pelo menos 6 horas antes de ser administrada a dose seguinte do medicamento.
Se ocorrer punção traumática, a administração do medicamento deve ser adiada por 24 horas.

 

Prevenção de acontecimentos aterotrombóticos em doentes adultos com doença arterial coronária (DAC) ou doença arterial periférica (DAP) sintomática com alto risco de acontecimentos isquémicos 

 

Prevenção de acontecimentos aterotrombóticos em doentes adultos após uma síndrome coronária aguda (SCA) com biomarcadores cardíacos elevados

 

Nestas situações, não existe experiência clínica com a utilização de Xarelto® 2,5 mg e de agentes antiplaquetários nestas situações. Os inibidores da agregação plaquetária devem ser descontinuados conforme sugerido pela informação de prescrição do fabricante.


Para reduzir o risco potencial de hemorragia associado com a utilização concomitante do medicamento e anestesia neuraxial (epidural/espinal) ou punção epidural, considerar o perfil farmacocinético do medicamento.
A colocação ou remoção de um catéter epidural ou punção lombar é melhor realizada quando se estima que o efeito anticoagulante do medicamento é baixo. Contudo, o momento exato para atingir um efeito anticoagulante suficientemente baixo em cada doente, não é conhecido.

Versão 9, Janeiro 2022
MA-XAR-PT-0046-1 02/2022