

Recomendações para o médico
Instruções para utilização de EYLEA: Seringa pré-cheia
Nota: A seringa pré-cheia deste medicamento é uma seringa de vidro com um êmbolo de borracha que requer um pouco mais de força para pressionar em comparação com as seringas de plástico (como as que são utilizadas na apresentação frasco para injetáveis). Familiarize-se com esta seringa antes de utilizar nos doentes.
1. Prepare a seringa pré-cheia para administração
É importante preparar uma seringa pré-cheia utilizando uma técnica assética.
O auxiliar do médico deve realizar os seguintes passos: Retirar do frigorífico a embalagem exterior que contém a seringa pré-cheia. Abrir a embalagem e retirar o blister que contém a seringa. O blister não deve ser colocado numa superfície estéril porque a superfície externa do blister não é estéril. O interior do blister fechado e a seringa pré-cheias são estéreis. Abrir com cuidado o blister. A técnica assética deve ser usada assim que o blister for aberto.
O médico qualificado deve proceder aos restantes passos com uma técnica estéril, incluindo o uso de luvas estéreis durante o manuseamento: com dois dedos, retirar a seringa pré-cheia do blister. Inspecionar visualmente a seringa. Colocar a seringa num tabuleiro estéril até que esteja pronta para a preparação.
2. Remover a tampa da seringa
Segure na seringa com uma mão enquanto utiliza a outra mão para agarrar na tampa da seringa com o polegar e o indicador.
Deve rodar (não tirar) a tampa da seringa.

3. Para evitar comprometer a esterilidade do medicamento, não puxe pelo êmbolo.
4. Introdução da agulha
Utilizando uma técnica asséptica, rode com firmeza a agulha de injeção de 30 G x ½ polegada introduzindo-a na extremidade da seringa de fecho Luer.

5. Verificação da existência de bolhas.
Segurando na seringa com a agulha a apontar para cima, inspecione a seringa para verificar se existem bolhas. Se existirem bolhas, bata suavemente na seringa com o seu dedo até as bolhas subirem para o topo.

6. Eliminação das bolhas de ar e excesso do medicamento.
O correto manuseamento da seringa pré-cheia é importante a fim de evitar erros de medicação. Isto inclui a eliminação do excesso de volume e das bolhas de ar, de forma a evitar uma sobredosagem.
Para eliminar todas as bolhas de ar e o excesso de medicamento, prima lentamente o êmbolo para alinhar a base da cúpula do êmbolo (não a extremidade da cúpula) com a linha de dosagem preta da seringa. Lembre-se que a sensação com esta seringa é diferente das seringas descartáveis, O restante volume após o alinhamento com a linha de dosagem garante um volume de injeção de 0,05 ml.

O posicionamento correto do êmbolo é crítico. O incorreto posicionamento do êmbolo pode levar a uma administração inferior ou superior à dose recomendada.

7. Injeção do EYLEA
Injete cuidadosamente a solução no olho e com uma pressão constante no êmbolo. Não aplique uma pressão adicional quando o êmbolo atingir o fundo da seringa.
Não administre qualquer solução residual observada na seringa.
8. Qualquer medicamento não utilizado ou resíduos devem ser eliminados de acordo com as exigências locais.
Versão 9, março 2022
MA-M_AFL-PT-0133-1 04/2022